Esqueceu a senha?

Sua teologia é bíblica?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex mar 27, 12:13 am

teologia

A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas Theos, que significa “Deus” e Logos que significa “palavra”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa: “A Ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das Suas relações para com o homem”.

PERGUNTA: O QUE É TEOLOGIA BÍBLICA?

RESPOSTA: É estudar um certo livro (ou livros) da Bíblia e enfatizar os diferentes aspectos da Teologia que ele focaliza. Por exemplo, o Evangelho de João é muito Cristológico, pois focaliza muito a divindade de Cristo.

João 1.1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.

João 1.14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

PERGUNTA: O QUE É TEOLOGIA SISTEMÁTICA?

RESPOSTA: É o estudo das doutrinas da Bíblia concernentes a Deus e ao homem, agrupadas em tópicos de acordo com um sistema definido. Por exemplo: a doutrina da Bíblia é conhecida como Bibliologia; a doutrina de Deus é conhecida como Teologia; a doutrina de Cristo como Cristologia; a doutrina do Espírito Santo como Pneumatologia; a doutrina do homem como Antropologia; a doutrina do pecado como Hamartiologia; a doutrina dos anjos como Angelologia; o estudo da Igreja como Eclesiologia; a doutrina das últimas coisas, como Escatologia.

PERGUNTA: O QUE É DOUTRINA?

RESPOSTA: É o ensino sistematizado das verdades encontradas na Bíblia Sagrada. E o seu principal objetivo é levar o crente a ter uma vida perfeita diante de Deus e dos homens. Doutrina significa literalmente ensino normativo, terminante, como regra de fé e prática. É coisa séria.

PERGUNTA: PODERIA INDICAR TRÊS TIPOS DE DOUTRINA?

RESPOSTA: Encontramos na Bíblia a indicação da existência de três tipos de doutrina, conhecidas como:

DOUTRINAS DE DEUS: Tito 2.10 – “Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador”.

DOUTRINAS DE HOMENS: Mateus 15.8-9 – “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”.

DOUTRINAS DE DEMÔNIOS: ITimóteo 4.1-2 – “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.

ANÁLISE DOS TRÊS TIPOS DE DOUTRINAS

PERGUNTA: O QUE SÃO DOUTRINAS ORTODOXAS?

RESPOSTA: As DOUTRINAS DE DEUS são também denominadas doutrinas ortodoxas e constituem os CREDOS de grande parte das igrejas evangélicas. Um exemplo de CREDO com doutrinas bíblicas ortodoxas encontramos em:

IITimóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

IITimóteo 4.2-3: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”.

Tito 2.1: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.

PERGUNTA: PODERIA EXPOR A DOUTRINA DE DEUS?

RESPOSTA: CREMOS em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Gênesis 1.26: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.

Gênesis 3.22: “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós…”.

Mateus 3.18-17: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo”.

PERGUNTA: PODERIA EXPOR A DOUTRINA DA BÍBLIA?

RESPOSTA: CREMOS na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.

IITimóteo 3.16: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”.

PERGUNTA: PODERIA EXPOR A DOUTRINA DE JESUS DE ACORDO COM A BÍBLIA?

RESPOSTA: CREMOS no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e em sua ascensão vitoriosa aos céus.

  1. a) Nascimento virginal – Isaías 7.14: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”.

Lucas 1.30-35: “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

  1. b) Sua morte vicária e expiatória – I Coríntios 15.3-6: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também”.
  2. c) Sua ascensão vitoriosa aos céus – Atos 1.9-11: “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

PERGUNTA: PODERIA EXPOR O QUE SÃO DOUTRINAS DE HOMENS?

RESPOSTA: Doutrinas de homens são aquelas resultantes do ensino de líderes religiosos, tidos como teólogos, que as formulam distorcendo a Bíblia.

PERGUNTA: O QUE SÃO DOUTRINAS DE DEMÔNIOS?

RESPOSTA: DOUTRINAS DE DEMÔNIOS são as chamadas heresias ou doutrinas de perdição.

Pr. Natanael Rinaldi


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement