Esqueceu a senha?

Tagma, Aparche e Leandro Quadros

por Pr. João Flávio Martinez - sex abr 12, 12:42 am

Tagma e Aparche: E a luta do adventismo pra mudar os fatos

Mostrando as referidas palavras gregas no contexto bíblico:

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias (Aparche) dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem (Tagma): Cristo as primícias (Aparche), depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Co 15.20-23

O texto é muito claro, não existem dúvidas e qualquer leitor honesto entenderá como está escrito. A problemática é que se o presente texto bíblico estiver certo, EG White (profetisa da IASD) estaria redondamente errada, pois a mesma ensina que Moisés é “as primícias dos que dormem” e não Jesus – diz ela:

Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção… e levou-o ao céu…” (Primeiros Escritos, EG White, Editora Casa, Pg 164).

EG White complica tudo, pois, segundo Paulo, na ressurreição gloriosa para nunca mais morrer, Jesus foi o primeiro e “depois os demais na sua vinda” – ENTÃO, Moisés não poderia desfrutar da vitória de Cristo antes da hora, pois ninguém ainda alcançou a promessa: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa…” (Hb 13.9).

Ai entra em ação o malabarismo dos adventistas para tentar minimizar o erro da sua profetisa, que segundo eles é infalível!

No livreto em PDF “Porque você deve crer na ressurreição de Moisés” e também em um vídeo, Leandro Quadros tenta mostrar duas coisas básicas: 1º) Que “tagma” no grego teria apenas o sentido de primazia e não de ordem cronológica; 2º) E que “aparche” teria apenas a ideia de consagração dos frutos. Resumindo, a intenção é dizer o seguinte: Jesus é o primeiro ressurreto em ordem de importância e não cronológica e “as primícias” representa que o Salvador é a oferta consagrada a Deus que garantirá a ressurreição de todos – LOGO, Moisés ressuscitou primeiro como uma amostra desse fruto consagrado e como um cheque pré-datado da obra de Cristo na Cruz. (Vídeo: A ressurreição de Cristo: a primeira ou a mais IMPORTANTE?)

Tagma

Analisando os léxicos – a adulteração de Quadros:

Vamos ver quem brinca com léxicos, pois Quadros faz essa acusação no seu vídeo (https://youtu.be/RAXvYnu-Rkw no tempo 4.10), ou seja, quem pensa diferente dele é um fanfarão ou brincalhão. Será, vamos ver uma parte do seu e-book e ver quem adultera os léxicos: “τάγμα usualmente significa o resultado de τάσσειν, o que é ordenado, fixado…” (75 G. Delling, “τάσσω” in T h e olo gic al Dic tio n a r y o f t h e N e w T e s t a m e n t Vols. 5-9 edited by Gerhard Friedrich. Vol. 10 compiled by Ronald Pitkin.; ed. Gerhard Kittel et al.;, electronic ed.; Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1964-c1976,8:31.)

Vamos ver o dicionário citado: “primeiro Cristo ressuscita, depois seu povo em sua vinda, quando recebem uma nova corporalidade” (Dicionário Teológico do NT, Vol II, Pág 548, Edição de 2013, Editora Cultura Cristã). Novamente a tática do sofisma, tirando autores do contexto. Vejamos mais um léxico relevante:

Tagma no NT, ordem, série, sucessão – I Co 15.23” (Léxico Grego do NT, Editora CPAD, Edição 2012, Pág. 890).

Tagma… arranjar de maneira ordenada. Alguma coisa arranjada em ordem ou enfileirada, como um exército, um bando, uma coorte. Em o NT, ordem, sequência, vez ou turno (I Co 15.23)” (Bíblia de Estudo Palavra Chave, Editora CPAD, 4º Edição, Pág 2419)

Tagma, verso 23 – A ordem da ressurreição é o que vai ser discutido agora. Cristo é o primeiro, seguido dos crentes, os que são de Cristo na sua vinda quando vier buscar a igreja” (Comentário Bíblico Moody, Vol 5, Edição 2001, pág 105)

Aparche

Aparche, um início de sacrifícios… as primícias dos judeus… a primeira parte de algo… a primeira porção… Referindo-se a pessoas: primeiro no sentido cronológico, a primeira de um série de coisas que podem ser afirmadas (Rm 16.5, I Co 15.20-23)”. (Bíblia de Estudo Palavra Chave, Editora CPAD, 4º Edição, Pág 2077)

A definição da palavra “primícias” (aparche) pelos próprios adventistas – Comentário Adventista, página 871:

“… depois de cortar o cereal, todos os molhos eram atados em um único grande molho e apresentado ao Senhor como ‘um molho das primícias’… Essa cerimônia apontava para ‘Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo na sua vinda’”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. ” … amaram mais a honra dos homens do que a glória de Deus.” João 12:43

    ESTES INDIVÍDUOS ADVENTISTAS, ESTÃO SIM CONVENCIDOS PELA ARGUMENTAÇÃO A ELES EXPOSTAS, MAS AMAM SEUS CARGOS DE DESTAQUE QUE TEM NESTA RELIGIÃO, QUE DEVEM GANHAR ALTOS SALÁRIOS, ENTÃO FAZEM DE TUDO PARA PROTELAR.

    1. ” … Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça!” Gálatas 5:4

      em nenhum momento das cartas paulinas, ele observa uma supremacia da guarda sabática, em nenhum momento.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement