Esqueceu a senha?

Tg 5.19-20: alguém pode se desviar da verdade?

por Artigo compilado - sex set 26, 12:08 am

homem-triste-600x360

Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5.19,20)

As palavras acima de Tiago dificilmente podem ser bem compreendidas dentro do prisma calvinista de que é impossível perder a salvação. Isso porque ele está falando de uma pessoa salva, que estava na verdade, no caminho, pois apenas alguém que está trilhando o caminho pode se “desviar” dele. Nenhum descrente ou não-regenerado está trilhando o caminho da salvação, e, consequentemente, nenhum deles pode se “desviar” de um caminho no qual nunca esteve. Se ele se desviou da verdade, é porque antes cria na verdade, que é Jesus Cristo.

Mas a continuação do verso nos mostra que tal pessoa desviada deixa o caminho. Se ela precisa ser trazida de volta ao caminho, é porque o deixou neste desvio. E, fora do caminho, não há salvação. O texto também mostra que, se uma pessoa a converter novamente ao caminho, salvará uma alma da morte, o que mostra claramente que tal pessoa desviada teria a morte eterna como destino final caso não houvesse ninguém que a trouxesse de volta ao caminho. A perseverança é nitidamente condicional e a possibilidade de apostasia total é real.

Isso tudo demonstra que é possível que alguém que hoje está no caminho venha a deixá-lo, ficando de fora e perecendo para sempre. Para os calvinistas, alguém que se perde nunca foi um crente verdadeiro; consequentemente, nunca esteve no caminho. Para a Bíblia, é possível se desviar do caminho uma vez que já se esteve nele. Para os calvinistas, alguém que está no caminho pode apenas “tropeçar”, mas nunca cair definitivamente, nunca se desviar ao ponto de perder a salvação. Para a Bíblia, esse que se desvia corre o risco de morrer eternamente, caso ninguém o convença de voltar à fé. São conceitos diametralmente opostos.

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo: quem está com a razão?”, cedido pela comunidade de arminianos do Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

20 Comentários

Comentários 1 - 20 de 20Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Esse “pode apenas “tropeçar” do calvinismo, é a alegação da sua existência, nesta doutrina há a prática do liberalismo, e não da liberdade cristã. por isso é que ficam alarmados quando avisados dos perigos espirituais, pois muitos levam uma vida mundana.

  2. Um salvo perder a salvação?  O ensino do Senhor, em João 10.28-29:  “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Meu Pai que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”, torna isso é impossível. 

    1. Mas vc pode solta a mao….Deus não solta mas vc pode…

  3. Olá, boa tarde.

    Acompanho sempre as discussões desse assunto, é interessante. Tenho um questionamento, segundo o versículo, o que que se desviou era um convertido ou não? Fico em dúvida com a parte “e alguém o converter”. Isso seria uma “reconversão” do cristão?

    Abraços.

  4. Humberto, 
    Judas Iscariotes era um apostolo da equipe dos doze, todos foram escolhidos a dedo por Deus, “…este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido. Atos 1:25
    Se o crente é fiel até o fim é salvo, se abandonar não é salvo.

  5. Danilo, a conversão a Cristo é uma experiência única. se creres é salvo João 3:16 o que não pode é abandonar ou depois viver uma vida deliberada em pecado depois de conhecer as cousas de Deus.
    Mesmo depois de crente, nós pecamos, mas devemos sempre buscar o arrependimento.

  6. Humberto, v.v.João 10.28-29, lógico que é válido “ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” . mas, o sujeito da oração é “ninguém”, (ou seja nem o diabo e nem homens), mas se você decidir deixar as mãos de Deus e não querer arrependimento, e morrer em pecado, não será salvo.

    1. Mas, “vida eterna” não é vida efêmera.  “tem a vida eterna,  e não estrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24b).  Deus é onisciente, e Ele não daria vida eterna a alguém que Ele sabe que vai apostatar da fé. Ele começa a BOA OBRA e completará Fp1.6)

    2. Será que o apóstata tinha de fato “passado da morte para a vida”,  Aquele que começou a BOA OBRA a aperfeiçoar´(finalizará) até o dia de Cristo.  A salvação é um novo nascimento do homem interior, e não apenas uma mudança psíquica. .   

    3. você disse : Ele não daria vida eterna a alguém que Ele sabe que vai apostatar da fé.

      Deus dá a chance para todos as pessoas receberem a Cristo, João 3:16 

      João calvino está errado e põe em risco a vida espiritual dos seus seguidores.

  7. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo  assim, salvará tanto a ti mesmo como aos seus ouvintes” (1 Tm. 4:16). É assustador quando entendemos que o nosso procedimento pode contribuir ou para a salvação ou perdição.

  8. a filosofia calvinista peca justamente contra essa palavra (1Tm.4:16) e expõe muitas pessoas a uma “sensação” de segurança quanto à salvação, próprio Jesus avisou “vigiar e orar”, para que isso se não houvesse um perigo espiritual? 

  9. Ainda sim tem gente que prefere raspar o fundo do panelão vazio de bruxo do joão calvino, e comer resto orgânico da comida mal preparada. vale a ilustração : “O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, gritaram: “Homem de Deus, há morte na panela!” 2reis 4:40

  10. Se algum “calvi” extremado sentiu dor de barriga decorrente à comida envenenada do joão calvino, tome este remédio Jo 3:16 e Dt 30:19b, (ESCOLHE pois a vida) e vá a caverna de Adulão e alivie o ventre sob o olhar atento de David (tipo de Jesus). 1 samuel 24:3

  11. Obrigado por se dispor a responder jcp.
    Fraterno abraço.

  12. Já escreveram: “Fique em Cristo e estará salvo. Saia de Cristo e encontrará a perdição.” Portanto quem salva é Cristo, não a doutrina da perseverança final ou da predestinação. O segredo é estar sempre em Cristo.

    1. Gostei do seu comentário : cônscio e decidido ! permita-me ilustrar : a salvação é uma pessoa :”Pois já os meus olhos viram [menino Jesus] a tua salvação.” Lucas 2:30

  13. Gostei destes estudos, esclareceu minha dúvida! Acompanho sempre as enquetes. Deus abençoe a todos deste site!

  14. Olá,paz a todos!!

    Infelizmente,o texto foi interpretado com o conceito já formado da mente de quem não crê que Deus é poderoso para garantir a salvação. Deus sempre trará de volta o desviado,usando neste caso um irmão ou outras maneiras.Impossível perder aquilo que ganhou se de GRAÇA!

  15. “Deus não é poderoso o suficiente para salvar um arminiano”

Comentários 1 - 20 de 20Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement