Esqueceu a senha?

TJs: A Lâmpada Oriental

por Artigo compilado - ter set 13, 11:19 am

tj-luz-oriente-01Trataremos agora de um símbolo bem menos conhecido entre as Testemunhas de Jeová, porém não menos importante. O ‘pastor’ Russell produziu, entre os anos de 1886 e 1904, seis volumes de uma obra denominada Millennial Dawn (‘Aurora do Milênio) – mais tarde chamada Studies in the Scriptures (‘Estudos das Escrituras’). Estes compêndios tinham, para os então ‘Estudantes da Bíblia’ significado análogo ao que o ‘Livro de Mórmon’, de Joseph Smith (1805-1844), tem para os Mórmons ou os escritos de Helen Gould White (1827-1915), para os Adventistas do Sétimo Dia. Tal obra era sua ‘bússola’ espiritual, seu guia para o entendimento correto das escrituras sagradas. Isto é facilmente comprovado pela simples consulta a um artigo na edição de A Sentinela de 1/12/1916, segundo o qual ninguém poderia entender a Bíblia sem a orientação desses livros – ‘Estudos das Escrituras’ – e que a leitura exclusiva deles era preferível à leitura direta da Bíblia.

Pois bem, o leitor poderá encontrar uma foto da coleção do ‘pastor’ Russell na p. 52 do livro Proclamadores. Aqui reproduzimos o volume 3, ao mesmo tempo em que solicitamos ao leitor que procure reparar em cada detalhe da capa do livro.

Concentremo-nos na figura abaixo do título Thy Kingdom Come – consiste em uma lâmpada oriental sobre uma Bíblia. Será mais um símbolo ‘decorativo’? A um leigo, talvez. Contudo, em outra visita a um site dos Rosacruzes, fizemos mais uma interessante descoberta:

tj-luz-oriente-02Sim, eis novamente o símbolo da lâmpada oriental, também encontrado na Maçonaria.  É usado como simples adorno? Longe disso! Trata-se de um símbolo de iniciação, relacionado à expressão “A luz vai aumentando graças ao Livro Sagrado” – palavras, aliás bem familiares às Testemunhas de Jeová, de acordo com sua aplicação de Provérbios 4: 18. Este entendimento serve de alicerce para a tese das assim chamadas ‘novas luzes’, ou seja, as mudanças doutrinárias bruscas observadas ao longo da história deste movimento religioso.

Mais uma vez constatamos a notável familiaridade de Russell com os símbolos esotéricos da Maçonaria. Seria apenas uma coincidência?

Extraído da Apostila “As TJs e o Ocultimo”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Um bando de falsos profetas

  2. Eles na sua maioria são pessoas sinceras que realmente buscam a Deus mas estão muito longe da verdade biblica

  3. Vale a pena discutir com uma testemunha de Jeová ? Visto que eles não abrem mão de seu santíssimo Canal Comunicativo “Corpo Governante” ?? Prefiro evitar contendas …

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement