Esqueceu a senha?

TJs: “conhecer a Deus pelo seu nome”

por Artigo compilado - seg mar 30, 9:31 am

TJs na rua

Salmo 83:18 – Para que saibam que só tu, cujo nome é o Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra (Imprensa Bíblica Braseira).

Este é um dos poucos versículos que as testemunhas de Jeová gostam de citar de outras Bíblias que não a sua própria Tra­dução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Em particular elas gostam de citar o Salmo 83:18 da tradução mais tradicional,  por­que o nome de JEOVÁ aparece em letras maiúsculas.

Muitas testemunhas de Jeová têm anotado no final de suas Bíblias a lista dos quatro lugares onde a palavra JEOVÁ pode ser encontrada nas Bíblias de tradução mais tradicional como as da Imprensa Bíblica Brasileira, por exemplo. São eles: Êxodo 6:3; Salmo 83:18; Isaías 12:2, 26:4. E m sua pregação elas perguntarão de forma insuspeita aos donos da casa: “Você tem uma Bíblia à mão?” Então, dirigirão sua atenção a um destes versículos. Apanhados desprevenidos e achando a palavra JEOVÁ escrita em sua própria Bíblia, onde as testemunhas de Jeová disseram que estaria, algumas pessoas se impressionam com o conhecimento que elas têm da Bíblia e permitem que entrem em suas casas e lhes ensinem mais.

É claro que o uso que as Testemunhas de Jeová fazem da Bíblia ‑ para demonstrar o seu conhecimento superior e sua pretensão de “conhecer a Deus pelo seu nome” ‑ é apenas um truque esperto. Existem muitos outros grupos religiosos ou místicos que usam transliterações de nomes hebraicos de Deus com efeitos similares naqueles que ainda não conhecem sua doutrina. Mas o fato impor­tante aqui é que usar um certo nome para Deus não garante que as pessoas que usam este nome conhecem a Deus e são aprovadas por ele.

Por exemplo, quando a pecadora Eva deu à luz o seu primeiro filho depois de ter sido expulsa do Jardim do Éden exclamou: “Adquiri um homem com o auxílio de Jeová” (Tradução do Novo Mundo). O uso que ela fez do nome de Deus não prova, de maneira alguma, que ela tinha sua aprovação.

Para demonstrar às testemunhas de Jeová que o uso que elas fazem do nome Jeová não garante que pertençam a ele, você pode citar as palavras de Jesus em Mateus 7: 22,23: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome ? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres ? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai‑vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement