Esqueceu a senha?

TJs e uma grande multidão no céu

por Artigo compilado - ter jul 07, 8:45 am

tj2013530_univ_cnt_3_lg

Apocalipse 19.1 – Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta de uma grande multidão no céu. (Tradução do Novo Mundo).

A lavagem cerebral da Torre de Vigia é tão poderosa que aqueles que estão sob as palavras dela podem olhar para preto e ver branco ‑ se a Sociedade diz que é branco. Isto não é exagero; foi de­monstrado em um encontro que tive com uma senhora, teste­munha de Jeová, que bateu à minha porta no verão de 1983. (Ela não fazia ideia de que eu já havia sido membro, senão não teria dito nem uma palavra comigo.) A discussão ocorreu desta, forma:

David Reed: “Ouvi dizer que vocês acreditam que são parte de uma ‘grande  multidão’ que receberá vida eterna na terra, ao invés de irem para o céu. Isto é verdade ? Você pode me mostrar a ‘grande multidão’ na Bíblia” ?

Testemunha de Jeová: “Sim, isto é o que a Bíblia diz. Veja aqui em Apocalipse 7:9 [ Ela leu o versículo discutido acima, em Apocalipse 7:9]. Espero ser parte desta grande multidão que viverá na terra para sempre”.

David Reed: “Mas Apocalipse 7:15 coloca a ‘grande multidão’ diante do trono de Deus no céu, não coloca?”

Testemunha de Jeová: “Bem, o trono de Deus está no céu, mas a grande multidão está na terra. Todas as criaturas estão diante do trono de Deus”.

David Reed: “Eu não creio que o versículo mencionaria a localização dela diante de Cristo se quisesse dizer isto em um sentido tão geral. Mas existe um outro local onde Apocalipse fala a respeito da ‘grande multidão’. Você poderia ler Apocalipse 19:1 em sua própria Bíblia onde ele posiciona a ‘grande multidão’?”

Testemunha de Jeová: Certamente! Ela diz: “Depois destas coi­sas ouvi o que era como a voz alta de uma grande multidão no céu.

David Reed: “Uma ‘grande multidão’ onde?”

Testemunha‑de Jeová: “A ‘grande multidão’ está na terra!”

David Reed: “É isto que o versículo diz? Leia‑o de novo.”

Testemunha de Jeová: “Ele diz céu, mas a ‘grande multidão’ está sobre a terra.”

David Reed: “Como você pode dizer que a ‘grande multidão’ está na terra quando a Bíblia diz claramente uma ‘grande multi­dão’ no céu?”

Testemunha de Jeová: “Você não compreende. Nós temos ho­mens em nosso escritório central no Brooklyn, Nova York, que explicam a Bíblia para nós. E podem provar que a ‘grande multidão’ está sobre a terra; e só posso explicar isto assim. Espere apenas um momento”.

Nesse ponto ela correu à rua e gritou a outra senhora das teste­munhas que estava a poucas casas de distância, para vir ajudá‑la. Essa testemunha me reconheceu como sendo uma ex‑testemunha, e isso pôs fim à conversação. Mas o ponto já tinha sido ilustrado: uma testemunha de Jeová pode olhar a palavra céu na Bíblia mas vê terra em seu lugar, se a organização assim o diz.

À medida que as senhoras se afastavam de minha casa, minha mente relembrou a novela de George Orwell, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro. Eu recordei a assustadora descrição de totali­tarismo estabelecido onde todos sabem que “o Grande Irmão (Big Brother) está te observando!” ‑  e  então,  “qualquer coisa que o partido considerar verdade, é verdade”, e “dois mais dois é igual a cinco, ao invés de quatro, se o Partido assim o diz”. Verdadeiramente, a Sociedade Torre de Vigia impõe a mesma sorte de “duplo pensamento” às testemunhas de Jeová.

Um número de outros paralelos entre as Testemunhas de Jeová e a sociedade imaginária de Mil Novecentos e Oitenta e Quatro são enfatizados no livro de Gary e Heather Botting, The Orwellian World of Jehovah’s Witnesses.(O Mundo Orwelliano das Teste­munhas de Jeová), 1984, Imprensa da Universidade de Toronto.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement