Esqueceu a senha?

TJs: Espírito Santo uma força ativa?

por Artigo compilado - seg maio 25, 10:06 am

Tjs na fonte

Atos 2.4 – Todos eles ficaram cheios do espírito santo (Tradução do Novo Mundo).

O livro da Torre de Vigia de 1982, You Can Live Forever in Paradise on Earth (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra), diz: “‘Todos eles ficaram cheios do espírito santo’. (At.2:4). Eles ficaram ‘cheios’ de uma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus. Portanto, os fatos tornam claro que a trindade não é um ensinamento bíblico… Como o espírito santo poderia ser uma pessoa, sendo que encheu cerca de 120 discí­pulos ao mesmo tempo?” (p.40‑41). E a nota de rodapé da página 41 pergunta: “Como o derramamento do espírito santo nos seguidores de Jesus prova que ele não é uma pessoa?”

Estes argumentos das testemunhas não provam nada disso. Se o derramamento do Espírito Santo (At. 2:33, 10:45; e assim por diante) fosse evidência contra sua personalidade, então o apóstolo Paulo também não seria uma pessoa, porque Paulo escreveu acerca de si mesmo: “eu esteja sendo derramado…” (Fil. 2:17, Tradução do Novo Mundo) e: “…já estou sendo derramado…” (11 Tim. 4:6, Tradução do Novo Mundo). Uma vez que o apóstolo Paulo, obvia­mente uma pessoa real, poderia ser mencionado na Bíblia como sendo “derramado”, então a mesma expressão dizendo respeito ao Espírito Santo dificilmente poderia ser usada como uma prova contra a personalidade do Espírito.

Da mesma forma, a profecia do Antigo Testamento diz de Jesus Cristo, “fui derramado como água” (Sal. 22:14, Tradução do Novo Mundo). Por esta razão, aplicar os argumentos da Torre de Vigia fariam também dele uma simples força impessoal. Obvia­mente, este argumento é uma ilusão.

Mas, e a respeito do problema dos discípulos serem “cheios” com o Espírito Santo? Ao invés de sustentar o que as testemunhas ­de Jeová acreditam, este versículo realmente prova o oposto: a saber, que o Espírito Santo é o próprio Senhor Deus.  Ele é  quem “a  tudo  enche  em  todas  as  coisas”  (Ef. 1:23),  “que cumpre tudo em todas as coisas” (Imprensa Bíblica Brasileira). Mesmo a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová se refere a ele “que em tudo preenche em todas as coisas” em Efésios 1:23. Pergunte à testemunha de Jeová se este “ele” que preenche todos os discípulos não é uma pessoa divina.

A seguir, mostre‑lhe que o Espírito Santo pode falar (At. 13:2), testemunhar (João 15:26), “dizer o que ele ouve” (João 16:13) e “sentir‑se magoado” (Is.63:10, Tradução do Novo Mundo).

Finalmente, peça‑lhe para ler II Coríntios 3:17. A maior parte das traduções deste versículo diz: “o Senhor é o Espírito.” A Bíblia da Torre de Vigia diz: “Jeová é o Espírito.” Obviamente as Escrituras ensinam que o Espírito Santo é uma pessoa divina ‑ ninguém além do próprio Deus.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement