Esqueceu a senha?

TJs: Jesus Cristo é um simples ser criado?

por Artigo compilado - seg jun 29, 9:29 am

JESUS-emaús

Apocalipse 3.14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.

Este versículo é um dos favoritos das testemunhas de Jeová, em suas tentativas de “provar” que Jesus Cristo é um simples ser criado, o primeiro anjo que Deus fez. “Veja!”, elas dizem. “Jesus é o princípio da criação”. Mas deveriam ser cautelosas. Dirão que Deus, o Pai, é quem fala em Apocalipse 21:6 e 22:13, ainda que em ambos os versículos ele chame a si mesmo de “o principio”. Portanto, “o princípio” deve significar algo mais que não seja a primeira coisa criada.

Realmente, em cada um destes casos, o texto grego diz arché, uma palavra catalogada no Expository Dictionary of New Testa­ment Words [Dicionário Expositivo das Palavras do Novo Testa­mento] como tendo significados variados, tais como “o princípio”, “poder”, “magistrado” e “governador”. A Bíblia das Teste­munhas de Jeová traduz o plural da mesma palavra como “oficiais do governo” em Lucas 12:11. Esta é a raiz das nossas palavras arcebispo e arquiteto, e outras palavras referindo‑se a alguém que é chefe sobre outros. Assim, a Nova Versão Interlinear em Apoca­lipse 3:14 diz que Cristo é “governante da criação de Deus”. Por­tanto, não existe fundamento algum para que se possa declarar que Apocalipse 3:14 faz de Jesus Cristo um ser criado.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement