Esqueceu a senha?

TJs: “Jesus é apenas um ser criado”

por Artigo compilado - dom abr 08, 3:31 pm

COLOSSENSES 1.15-17 – SE JESUS É O PRIMOGÊNITO SIGNIFICA QUE ELE FOI O PRIMEIRO A SER CRIADO?

  • O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

As Testemunhas de Jeová dizem que essa passagem prova que Jesus é uma criatura, a primeira que foi “criada”. Alegam que Jesus é o filho mais velho da família dos filhos de Jeová. A TNM das TJs muda sutilmente esta passagem, de forma que Cristo apareça como o primeiro ser criado, usado pelo Pai para criar todas as demais coisas no universo: “porque nele foram criadas todas as [outras] coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo [as outras coisas] foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as [outras] coisas, e todas as [outras] coisas subsistem por ele” (as palavras entre colchetes fazem parte da TNM). “Assim, ele é mostrado como um ser criado, uma parte da criação produzida por Deus”, diz a STV.

Resposta Apologética

O termo “primogênito” não contém o significado de “primeiramente criado”. Nos tempos bíblicos esse termo significava “primeira posição” ou “preeminente”. O rei Davi foi o último filho de Jessé, contudo foi chamado “primogênito”, pelo fato de ser o filho preeminente (Sl. 89.27). Cristo é preeminente porque Ele é o Criador (Jo. 1.3). Além do mais, Jesus não poderia ser Miguel (considerado o primeiro anjo criado) porque Ele mesmo criou todos os anjos (Cl. 1.16) e todos eles o adoram (Hb. 1.6).

Também não se justifica a inserção do termo “outras” no texto de Colossenses 1.16-17 da TNM. O fato é que Colossenses 1.16 ensina que Cristo criou “todas as coisas” e, sendo assim, o próprio Cristo não pode ser alguém que foi criado. Uma boa referência cruzada é Isaías 44.24, onde o próprio Deus diz de modo assertivo: “Eu sou o Senhor [Yahweh] que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo”. Se Yahweh fez todas as coisas por si mesmo e sozinho, é óbvio que Ele não criou primeiramente a Jesus e, então, todas as demais coisas foram criadas através dEle. Se Yahweh é chamado o Criador do universo e se Jesus também é chamado assim, as Escrituras igualam Jesus a Deus. JESUS É DEUS!

————

Compilado e preparado pelo Pr. Edisom Miranda da IEPAZ


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement