Esqueceu a senha?

TJs: Jesus é ou não Deus poderoso?

por Artigo compilado - dom abr 12, 12:37 am

tj 502012465_univ_sqr_lg

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte Pai Eterno, Príncipe da Paz (Imprensa Bíblica Brasileira).

As testemunhas de Jeová não questionam que este versículo fale profeticamente de Jesus Cristo, identificando‑o como “Deus Po­deroso” (Tradução do Novo Mundo). Mas elas acreditam que o    Filho é meramente “um deus” ‑ um dos “muitos deuses e muitos senhores” (1 Cor. 8:5, Tradução do Novo Mundo) ‑ assim como Satanás, o demônio, é chamado de “o deus deste sistema de coisas” (II Cor. 4:4, Tradução do Novo Mundo). Elas vêem Jesus Cristo como um ser criado, um anjo. Segundo a teologia da Torre de Vigia, ele, definitivamente, não é o Poderoso Deus Jeová.

”  As Testemunhas de Jeová na realidade têm dois deuses, um “Todo‑Poderoso Deus”, Jeová ‑ e um “poderoso deus”, Jesus Cristo. Na prática, no entanto, Jeová recebe toda adoração, e Jesus é apenas chamado de “um deus”, por concessão.

Você pode começar perguntando à testemunha de Jeová se ela acredita que há apenas um Deus verdadeiro. Ela irá responder “sim”. Pergunte‑lhe quem é ele, e lhe irá responder “Jeová”. Então peça‑lhe que leia Isaías 9:6, e pergunte quem é o Deus Poderoso mencionado ali ‑ “o menino que nos nasceu… um filho que se nos deu” (Tradução do Novo Mundo). Ela irá admitir que Jesus é o Deus Poderoso. Então pergunte‑lhe se Jesus é o Deus ver­dadeiro. Ela responderá: “não!” ‑ que Jesus é meramente “um deus”. Neste momento, pondere com a testemunha que sua teologia leva  a uma  de duas conclusões:  (1)  não sendo  o Deus verdadeiro,  Jesus teria que ser um falso deus, ou (2) as testemunhas ­de Jeová tem dois Deuses verdadeiros.

Agora volte‑se para a Bíblia para mostrar às testemunhas de Jeová que o Deus Poderoso e o Deus Todo‑Poderoso são o mesmo. Primeiro, mostre que o Cristo ressurreto não é apenas poderoso, mas é Todo‑Poderoso; segundo, mostre que Jeová, o Deus Todo ­Poderoso, é também chamado de Deus Poderoso.

Primeiro: Peça à testemunha que leia em Hebreus 1:3 que Jesus Cristo está “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”. Como poderia alguém ser mais todo‑poderoso? Então volte‑se para Mateus 28:18 e mostre que Jesus Cristo “tem toda autoridade” (Tradução do Novo Mundo) ou “todo poder… no céu e na terra”. Por definição, isto é o que a expressão todo poderoso significa. Desta maneira, Jesus é todo‑poderoso.

Segundo: Pergunte à testemunha: “já que Isaías era um judeu e por isso acreditava em um único Deus ‑ Jeová ‑ quem Isaías acreditava ser o Deus Todo‑Poderoso?” Certamente, Isaías enten­dia que o Deus Todo‑Poderoso era Jeová. Em seguida, convide a testemunha a ler Isaías 10:20, 21 em sua própria Tradução do Novo Mundo: “…os restantes de Israel… certamente se apoiarão em Jeová, o Santo de Israel, em veracidade. Um mero restante retor­nará, o restante de Jacó, ao Deus Poderoso”. Sim, a palavra inspirada escrita através de Isaías chama Jeová de “o Deus Po­deroso”.

Finalmente, para reforçar este ponto, peça à testemunha que abra sua Bíblia em sua própria Tradução do Novo Mundo. Mas antes que ela leia, lembre‑lhe que a Torre de Vigia ensina que o Deus Poderoso e o Deus Todo‑Poderoso são diferentes ‑ Jesus sendo o Deus Poderoso e Jeová o Todo‑Poderoso. Então peça‑lhe que leia o que Jeremias escreveu sobre “o verdadeiro Deus, o Grande, o Poderoso, cujo nome é Jeová dos exércitos…” (Jer. 32:18, Tradução do Novo Mundo). Então, uma vez que Jesus é o Deus Poderoso, e Jeová é o Deus Poderoso, quem é Jesus? (Deixe as testemunhas de Jeová chegarem à inescapável conclusão em suas próprias mentes que Jesus é Jeová).

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement