Esqueceu a senha?

TJs: Jesus é ou não o Deus Verdadeiro?

por Artigo compilado - ter maio 19, 11:36 am

tj551a28509665b2cdf00a70f918d27081

João 17.3 – Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo (Tradução do Novo Mundo).

Um dos versículos citados mais freqüentemente pelas teste­munhas de Jeová que batem à porta é João 17:3. Elas o usam de duas maneiras diferentes:

Primeira, apesar da maioria das traduções apresentarem o grego como “conhecer” a Deus, a versão da Torre de Vigia diz “toman­do conhecimento”. Isto habilita as testemunhas a usarem este versículo ao oferecerem aos ouvintes “um estudo grátis da Bíblia” para receberem “o conhecimento de Deus”. Aqueles que aceitam a oferta são rapidamente desviados da Bíblia para um dos muitos livros publicados pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Depois disso, as pessoas que estudam com as testemunhas estão “sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhe­cimento da verdade” (II Tim.3:7). O próprio Jesus Cristo revelou que ele é: “o caminho, e a verdade, e a vida”, e que “ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6). Os “fatos” que conti­nuam enchendo as mentes das testemunhas nunca suprem a falta de um verdadeiro conhecimento de Jesus, a verdade viva.

Isto se assemelha à situação de um jovem admirador de um famoso astro do cinema que tenha visto todos os seus filmes, lido todos os volumes de seu material biográfico, e decorado suas paredes com retratos de seu astro. Todavia, todo esse conhecimen­to nunca poderá chegar ao tipo de relacionamento desfrutado pelo filho adotivo desse astro, que vive em relação íntima com ele. O cristianismo real envolve a adoção por Deus como seu filho, e realmente o vir a conhecê‑lo (veja Gál. 4:5‑9; Rom. 8:14‑39). O “conhecimento” fornecido pela Torre de Vigia nunca pode se igualar a este.

A segunda forma em que as testemunhas de Jeová usam João 17:3 é para negar a divindade de Cristo. Elas mostram que Jesus chamou o Pai de “o único Deus verdadeiro” e fazem distinção entre “tu, o único Deus verdadeiro” e “aquele que enviaste, Jesus Cristo”. É claro, a relação do Pai, Filho e Espírito Santo dentro da trindade é uma questão que até mesmo os cristãos mais ortodoxos podem ver no máximo “como através de um espelho, obscura­mente”, enquanto nós desejamos ansiosamente estar com Deus e, só então, vê‑lo “face a face” (I Cor. 13:12).

Mas agora podemos ver claro o suficiente para saber que a So­ciedade Torre de Vigia está distorcendo João 17:3.

Se a referência ao Pai como “o único verdadeiro Deus” signi ficasse a exclusão do Filho da divindade, então o mesmo princípio de interpretação se aplicaria a Judas 4, onde Cristo é chamado “nosso único dono e senhor” (Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado). Isto excluiria o Pai do senhorio e da propriedade. As testemunhas falam ainda do Pai como “o Senhor Jeová”, con­tudo Judas 4 chama Jesus de nosso “único” Senhor. E o Espírito Santo é chamado “Senhor” em II Coríntios 3:17. Obviamente, o uso da palavra único não é exclusiva com referência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Jesus sendo chamado nosso “único” Senhor não exclui o senhorio do Pai e do Espírito Santo, e o Pai sendo chamado “o único” Deus verdadeiro não exclui o Filho e o Espírito Santo da divindade.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Jesus é o Deus verdadeiro porque Jesus disse: Eu e o Pai somos um”(João 10:30) e o Próprio Evangelho de João diz :No principio era o Verbo,O verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.”(João 1:1).isso prova que Jesus é Deus.

    1. nao sou testemunha de Jeova mas quando JESUS orava ele orava pra quem ? pra ele mesmo?

    2. Ricardo,
      Jesus “Era o Verbo” contudo fez carne e esvaziou-se tornando-se Homem, Ele orava ao Pai Celestial, e foi ungido Salvador pelo Espírito Santo (O “outro” Consolador do mesmo tipo dele).
      É bom se você pesquisar no site sobre Deus Triùno ou Trindade. 

  2. O Pior erro das Testemunhas de Jeová é o de Rejeitarem a Divindade de Jesus e a Doutrina da Trindade.

  3. Muitas Testemunhas de Jeová Desconhecem a Divindade de Jesus porque usam a Tradução do Novo Mundo que é uma Versão Alterada da Bíblia Que toda vez que No Original Grego afirmar a Divindade de Jesus nessa versão o versículo foi alterado para negar a Divindade de Jesus.

  4. Percebam a diferença na nuance de significado dos dois casos. Um é “Dono” desde a própria criação, o outro é “Dono” desde o ano 33 d.C. Um é Rei desde a eternidade, outro é rei desde que foi designado como rei.

  5. OS T.J ANDÃO PERDIDOS E FORA DA DOUTRINA DE JESUS CRISTO PORQUE ELE VERDADEIRO DEUS

    ISAIAS 9:6
    ACTOS 20:28
    JOÃO 1:1,14
    ISAIAS 44:06 COMPARANDO COM APOCALIPSE 2:8
    ISAIAS 7:14 COMPARANDO COM MATEUS 1:23
    GENESIS 15:01 COMPARANDO COM JOÃO 8:56
    SALMOS 82:6 COMPARANDO COM JOÃO 10:34

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement