Esqueceu a senha?

TJs: O Espírito Santo como pessoa

por Artigo compilado - qua maio 27, 9:50 am

tj jws

Atos 5.3,4 – Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? …Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Convide uma testemunha de Jeová a ler esta passagem; então pergunte‑lhe para quem Ananias mentiu. Pedro menciona isto duas vezes: ele mentiu para o Espírito Santo; ele mentiu para Deus. Isto revela que o Espírito Santo é uma pessoa ‑ (Como alguém poderia mentir para uma “força”?) ‑ e que esta pessoa é Deus.

Você pode ter que ler esta passagem várias vezes com a teste­munha antes que ela comece a compreender estes versículos. As testemunhas de Jeová estão tão acostumadas a pensar no Espírito Santo como “isto” ‑ “força ativa de Jeová” ‑ que suas mentes têm dificuldade até mesmo de cogitar o pensamento do Espírito Santo como uma pessoa.

Uma passagem não será suficiente para convencer a testemunha da personalidade e divindade do Espírito Santo. Veja também nossas considerações sobre João 16:13; Romanos 8:26,27; e I Co­ríntios 6:19. A testemunha pode ainda fazer objeção à personalida­de do Espírito, dizendo que o Espírito Santo pode ser ” derramado”, e que as pessoas podem ser “cheias” e “batizadas” no Espírito Santo. Se tais argumentos forem usados, veja nossas considerações sobre Mateus 3:11 e Atos 2:4.

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement