Esqueceu a senha?

TJs: “o espírito santo não é uma pessoa”

por Artigo compilado - dom abr 19, 2:58 pm

tj2013530_univ_cnt_3_lg

Mateus 3.11 – [João Batista disse:] “Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo”.

Segundo o livro da Sociedade Torre de Vigia de 1982, You Can Live Forever in Paradise on Earth, (Poderá Viver Para Sem­pre no Paraíso na Terra), (p.40), “João, o Batista, disse que Jesus iria batizar no espírito santo, assim como João havia batizado em água. Assim, da mesma maneira que a água não é uma pessoa, o espírito santo também não é uma pessoa” (Mat. 3:11).

Qual a validade do arrazoado das testemunhas de Jeová contra a personalidade do Espírito Santo? Não é válido de forma alguma! ‑ porque o mesmo “argumento do batismo” poderia ser usado contra a personalidade de Jesus Cristo, que obviamente andou na terra como uma pessoa. Por exemplo, Romanos 6:3 diz: ” Ou, por­ventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? (grifo acrescentado). “Da mesma forma que a morte não é uma pessoa, Jesus Cristo também não é uma pessoa” ‑ este argumento poderia também ser usado. Gálatas 3:27 diz que:”Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”. Aqui, o raciocínio poderia ser: “Já que as pessoas podem ser batizadas em Cristo e revestidas de Cristo, ele não pode ser uma pessoa”. Estas comparações contes­tam a personalidade de Cristo? Não! Então o “argumento do batismo” também não contesta a personalidade do Espírito Santo.

(Veja também as considerações sobre o “derramamento” e o “enchimento” com o Espírito Santo em Atos 2:4. Para mais evidências da personalidade e divindade do Espírito Santo, veja também João 16:13; Atos 5:3, 4; Romanos 8.26,27; e I Coríntios 6:19.)

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement