Esqueceu a senha?

TJs: “…por sua vez a cabeça do Cristo é Deus”

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - qui fev 05, 12:01 am

tj 7081 

“…por sua vez a cabeça do Cristo é Deus”. (I Coríntios 11.3 TNM) 

                As TJs alegam que Cristo não pode ser Deus pois é inferior a este, sendo Deus a cabeça do Cristo. Mas será correto este raciocínio? O que realmente o texto acima quer dizer?

Resposta Apologética:

O referido versículo está dentro de um contexto onde o apóstolo está tratando de uma questão de liderança na área funcional entre marido e mulher e não tem nada que ver com  natureza ou essência entre eles, vejamos:

No versículo 3 o homem é citado como sendo o cabeça da mulher, mas note que nos versos 11 e 12 Paulo iguala a ambos. O que está implícito nisto é que a mulher é sujeita ao homem em termos de função e liderança e mesmo assim uma sujeição que se baseia inteiramente no amor Efésios 5:33, quanto mais o homem devota amor à sua esposa mais ela sente impelida a lhe sujeitar devido a este amor. Ninguém diz que a mulher é inferior ao homem em termos de natureza, ambos possuem a mesma natureza – a humana. Ambos dependem um do outro, o homem é apenas o cabeça do lar, ficou com ele a tarefa de controlar e liderar o lar mas, nem por isso afirmamos que a mulher é inferior ao seu marido.

O arranjo que Deus (Trindade) fez foi apenas em questão temporal e funcional. Deus o pai planejou a salvação, o Filho executou, e o Espírito Santo administra-a. Veja um notável exemplo disso em Gálatas onde cita os três apóstolos, Tiago, Cefas e João que eram reputados como colunas da igreja, ou seja, eram os que lideravam a igreja mãe de Jerusalém, mas nem por isso eles eram superiores aos demais apóstolos, não eram mais apóstolos e nem mais humanos do que os outros. Temos que Ter em mente que Jesus possui a natureza humana em si, mesmo depois de ter ressuscitado, e por isso Ele ainda continua sendo sujeito ao seu pai, mas nem por isso inferior a este. Lembremos também que Jesus se tornou “O Filho de Deus” apenas quando entrou no mundo, então sua natureza de filho que está nele é sempre sujeita a natureza do  Pai. Este foi o arranjo que a Santíssima Trindade fez para si. Portanto, Deus é o cabeça de Cristo em termos de função e não de divindade.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement