Esqueceu a senha?

TJs: quem é o servo fiel e prudente?

por Artigo compilado - qui set 07, 11:57 am

MATEUS 24.45-47 – O SERVO FIEL E PRUDENTE (OU ESCRAVO FIEL E DISCRETO) CITADO POR JESUS É A SOCIEDADE TORRE DE VIGIA?

As TJs acreditam que as palavras de Cristo a respeito do “servo fiel e prudente” referem-se aos ungidos seguidores de Cristo, liderados pelo corpo governante da Sociedade Torre de Vigia: “Jesus disse que Ele teria na terra um’servo fiel e prudente’ (que são os seus seguidores ungidos, vistos como um grupo), e por intermédio dessa agência proveria o alimento espiritual aos membros da família da fé. O mau servo mencionado nesses versos refere-se aos cristãos apóstatas”, dizem. Os líderes das TJs entendem que desde 1914 estão encarregados de prover alimento espiritual para o mundo, e quem não estiver em contato com esse canal de comunicação de Deus não consegue entender a Bíblia, pois depende da interpretação deles.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Esse verso obviamente não se refere à Sociedade Torre de Vigia. As TJs estão praticando a eisegese (ler um significado inserindo-o dentro do texto) ao invés de exegese (extrair um significado de dentro de um texto). Nessa parábola, Jesus compara um seguidor (qualquer um de seus seguidores) a um servo que foi colocado como responsável por cuidar da família de seu Senhor. Jesus coloca em contraste dois possíveis modos como os professos discípulos poderiam desempenhar a tarefa — fielmente ou infielmente. O servo que opta por ser fiel, faz todo o esforço possível e dirige todo o seu vigor para o cumprimento de seu compromisso e de suas obrigações durante a ausência de seu mestre. Em contraste, o servo infiel calcula que o seu mestre estará ausente por um período prolongado, e então decide maltratar os seus conservos e “viver a vida”. A sua atitude é a de um servo descuidado e insensível, completamente fracassado em relação ao cumprimento de suas obrigações. Através dessa parábola, Jesus exorta cada cristão à fidelidade. Aqueles que forem fieis serão recompensados por ocasião da volta do Senhor. Claro está que o texto tem uma parábola de exortação à vigilância e não uma profecia.

Dizer que os membros do corpo governante das TJs recebem orientação divina não se sustenta, diante de suas falsas profecias, que anunciaram o Armagedom (a batalha final que levaria ao fim do mundo de Ap. 16) para os anos 1914, 1925, 1941 e 1975, que causaram grandes frustrações em seus adeptos. Nessas ocasiões, muitos Tjs abandonaram empregos e venderam suas propriedades, estudantes abandonaram carreiras promissoras e nada aconteceu. Lendo Dt. 18.20-22 vemos que esses líderes não passam de falsos profetas, e a eles de modo algum se aplica a expressão “escravo fiel e discreto”

(Bíblia Apologética, ICP, 2000, p. 944).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu sempre uso o exemplo do Servo Fiel e discreto pra explicar a Trindade para os Tj’s , pois o servo fiel e discreto é 1 servo, porém composto por Anthony Morris III, David Splane, Geoffrey Jackson, Gerrit Lösch, Mark Sanderson, Samuel Herd e Stephen Lett, ou seja é 1 em 7, e 7 em 1

  2. Assim como a Trindade , é 3 em 1 , e 1 em 3, 1 Deus em 3 pessoas, da mesma forma como pra eles é apenas 1 Servo Fiel e Discreto ( Corpo Governante) em 7 pessoas…e cada um dos membros do corpo governante é chamado servo , porém não fazendo existir 7 servos , mas apenas 1 Servo Fiel e Discreto

  3. e quando eles dizem não existir a palavra Trindade na Bíblia explico que a palavra pra Trindade na Bíblia é Echad… que significa unidade composta, assim como o corpo governante é uma Echad composta…

  4. Na revista A Sentinela – “are you satisfied with jehovah’s spiritual provisions ?” estampa na página “mãos divinas” segurando a “grafica STV” e distribuindo as revistas ao povo …

    aqui sugere mesmo que a STV jacta ser “os supridores” divino e Ai daquele que não ler a cartilha deles.

    1. A Sentinela 1/10/87, página 10 “are you satisfied with jehovah’s spiritual provisions ?

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário