Esqueceu a senha?

TJs: “Quem você adora como Deus?”

por Artigo compilado - sex maio 15, 9:17 am

tj 337

João 4.23 – Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem (Tradução do Novo Mundo).

As testemunhas de Jeová geralmente usam este versículo em seu trabalho de pregação de porta em porta. Após cumprimentar o chefe da família, elas perguntam: “Quem você adora como Deus? Qual é o nome dele?” Se a resposta dada é “o Senhor”, ou “Deus”, as testemunhas respondem: “isto é um título. Qual é o nome de Deus?” Muitas pessoas, então, responderão: “Jesus!” Depois do que as testemunhas lerão João 4:23 e então comentarão:

“Vocês não são adoradores reais, porque vocês estão adorando o Filho. A Bíblia diz aqui que os verdadeiros adoradores adoram o Pai. Você sabe o nome do Pai?” Dessa forma as testemunhas de Jeová procedem à apresentação de seus argumentos padronizados sobre o nome Jeová.

Muitas das atividades de pregação das testemunhas seguem este mesmo tema: negação à divindade de Cristo, enquanto ensinam que apenas o Pai (Jeová) deve ser adorado. Para estabelecer esta doutrina, elas conduzem seus novos estudantes em um estudo diri­gido pela Bíblia, cautelosamente evitando passagens como: Isaías 9:6; Mateus 28:9; João 1:1, 8:58,59, 20:28; Colossenses 2:9; Hebreus 1:6;e assim por diante ‑ tudo o que revele a divindade de Cristo e o acerto de prestar adoração a ele.

De fato, os tradutores da Torre de Vigia, ao prepararem A Tra­dução do Novo Mundo, foram cautelosos em traduzirem proskuneo (adoração, obediência, reverência) de uma maneira muito seletiva. Onde quer que a palavra seja usada como referência ao Pai, elas traduzem como “adoração”, mas onde quer que se refira ao Filho, traduzem como “reverência”. (Veja as considerações sobre He­breus 1:6 para maiores detalhes.)

Após concordarem que o Pai deve ser adorado, pergunte à testemunha de Jeová se ela respeita os desejos do Pai em outras questões também. Naturalmente, sua resposta será “Sim!”. En­tão, dirija‑a em sua própria Bíblia para João 5:23, onde é dito que o Pai pede “que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai…” Se a testemunha não dá venerável honra ao Filho, então sua adora­ção do Pai é vã, porque o mesmo versículo continua dizendo: “Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.”

Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement