Esqueceu a senha?

TJs: Russel e a Maçonaria

por Pr. João Flávio Martinez - qui out 13, 10:39 am

tj russel 

Definição de Ocultismo

  • Termo genérico que designa a série de teorias, práticas e rituais baseados em conhecimentos secretos e na invocação de forças desconhecidas. Cunhado no século XIX pelo francês Eliphas Lévi (Enciclopédia Barsa).

Definição das TJ de Ocultismo

  • “O Dilúvio obrigou os anjos desobedientes a se desmaterializarem e, agora separados da santa organização de Jeová, eles tornaram-se uma organização demoníaca invisível, sob o comando de Satanás (Efésios 6.12). A fim de controlar a humanidade, eles usam espiritismo, necromancia, astrologia e outros meios ocultos. Embora incapazes de assumir forma humana novamente, eles frequentemente tomam posse de pessoas, animais e coisas inanimadas tais como fetiches“ – Edição de 15/03/1984 da revista A Sentinela, pp. 28 e 29 (em inglês).

A Importância de Russell para as TJ

  • Em essência, mostramos que a Sociedade é uma organização inteiramente religiosa; que os membros aceitam a santa Bíblia, conforme explicada por Charles T. Russell… (Anuário das TJs de 1976, pg. 106).

Russell e a Maçonaria

  • No início do século 20, Russell proferiu um exótico discurso intitulado – “Quem Pode Conhecer os Segredos de Deus?”. No decorrer deste, ele declarou: “… porque desejo chamar sua atenção para o fato de que o próprio Deus Todo-Poderoso é fundador de uma sociedade secreta… Ao longo da Era do Evangelho tem existido uma Igreja externa de Deus e outra Igreja verdadeira que estava oculta. O mundo já viu a Igreja externa, porém não a oculta… esta magnífica sociedade secreta que o Senhor organizou…”.

Em Novembro de 1913, Russell proferiu outro discurso na sede maçônica de Pasadena -California: “Estou muito contente em ter esta oportunidade particular de dizer umas palavras sobre algumas coisas de comum acordo com nossos amigos maçons, pois estamos falando em um edifício consagrado à Maçonaria, e porque, ademais, nós também somos maçons. Eu sou um Franco-maçom livre e aceito… Eu creio que todos somos… Não vou falar nada contra a maçonaria… De fato, alguns de meus melhores amigos são maçons e eu reconheço que há certas verdades preciosas que são sustentadas em parte por nossos amigos maçons“ (Relatório da Convenção de 1913).

Semelhanças Entre a Maçonaria e as TJs

  • Ambas usam o nome Jeová (ou um termo equivalente), embora a Maçonaria não se refreie de utilizar outros nomes.
  • Ambas usam o termo ‘Grande Arquiteto’ (ou ‘Projetista’), embora a Maçonaria dê mais ênfase a este termo.
  • Ambas creem que um Deus cedeu poder a um deus menor.
  • Ambas creem em uma vida futura para a humanidade na terra – uma Idade Dourada (por acaso, antigo nome da revista Despertai!).
  • Ambas enfatizam a contínua revelação (‘novas luzes’).

Fonte: The Watchtower and the Masons (‘A Torre de Vigia e os Maçons’) de Fritz Springmeier.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement