Esqueceu a senha?

TULIP: Os Cinco Pontos do Calvinismo

por Artigo compilado - qui nov 13, 7:14 pm

tulipas

Os Cinco Pontos do Calvinismo geralmente são apresentados sob o acrônimo TULIP. Àqueles na profissão médica, TULIP é uma referência a uma forma de cirurgia a laser para problemas da próstata (Transurethral Ultrasound-guided Laser-Induced Prostatectomy).[1] Ao homem comum, entretanto, TULIP (N.T.: tulipa) é apenas uma flor. Mas a menção da palavra em círculos teológicos não traz nenhuma destas coisas à mente, pois qualquer referência a TULIP imediatamente significa os Cinco Pontos do Calvinismo. O calvinista Coppes combina tanto o conceito floral quanto o teológico: “A TULIP é apenas uma das flores no belo jardim da verdade.”[2] Resta ser vista a verdade do sistema TULIP. Por agora, entretanto, é necessário avaliar os ensinos por trás das letras que compõem este bem-conhecido acrônimo.

O acrônimo TULIP representa o seguinte:

Depravação Total (Total Depravity)

Eleição Incondicional (Unconditional Election)

Expiação Limitada (Limited Atonement)

Graça Irresistível (Irresistible Grace)

Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)

A Depravação Total é o ensino que o homem não-regenerado está totalmente morto no pecado até ao ponto de ter a incapacidade para livremente aceitar Jesus Cristo – o homem não tem livre arbítrio. A Eleição Incondicional é o ensino que Deus, por um decreto soberano e eterno, escolheu um pequeno número de homens para salvação e o restante para perdição eterna (as pessoas nascem salvas e perdidas – não há chance alguma contra o destino decretado). A Expiação Limitada é o ensino que Jesus Cristo, por sua morte na cruz, somente fez expiação pelo grupo de homens previamente eleitos para salvação – os demais não são amados de Deus, pelo contrário, são recipientes do ódio divino. A Graça Irresistível é o ensino que Deus irresistivelmente conquista a vontade do pecador eleito com sua graça e o regenera, concedendo-lhe fé e arrependimento para crer em Jesus Cristo – a pessoa não tem escolha e não participa do processo de salvação. A Perseverança dos Santos é o ensino que todos os eleitos que foram regenerados por Deus irão perseverar na fé e eventualmente morrerão em estado de graça – e isso independentemente do que façam, ou seja, neste conceito perseverar na fé é apenas retórico. A importância destes cinco pontos ao Calvinismo pode ser vista pela equiparação que os calvinistas fazem.

Os calvinistas são inflexíveis na defesa de que os Cinco Pontos do Calvinismo, a TULIP, são o Evangelho:

Estas cinco doutrinas formam a estrutura básica do plano de Deus para salvar pecadores.[3]

O plano de salvação de Deus revelado nas Escrituras consiste do que é popularmente conhecido como os Cinco Pontos do Calvinismo.[4]

O batista da Graça Soberana Fred Phelps alega que “a palavra da cruz” (1Co 1.18) é “uma elipse, e significa os Cinco Pontos do Calvinismo.”[5] Ele então não apenas implacavelmente insiste que “se você não conhece os Cinco Pontos do Calvinismo, você não conhece o evangelho, mas alguma perversão dele,”[6] mas: “Se você não tem um entendimento e uma compreensão completa dos Cinco Pontos do Calvinismo você está verdadeiramente nas trevas e na ignorância de toda a verdade divina. E, se você não tem uma crença inteligente nos Cinco Pontos do Calvinismo e amor por eles, você não tem nenhuma religião racional, mas está preso na superstição e nas mentiras religiosas.”[7] Assim como o pregador comum tenta mencionar o Evangelho em toda mensagem, da mesma forma o calvinista faz o mesmo – mas seu Evangelho é os Cinco Pontos do Calvinismo. Spurgeon, mesmo sendo calvinista, reconheceu isto mesmo em seu dia: “Temos alguns ministros, excelentes irmãos, que nunca pregam qualquer outra coisa. Eles têm uma espécie de realejo que toca somente cinco melodias, e eles estão sempre repetindo-as. Ou é a Eleição, a Predestinação, a Redenção Particular, a Chamada Eficaz, a Perseverança Final, ou algo deste tipo; é sempre a mesma nota.”[8] Se os Cinco Pontos do Calvinismo é o Evangelho, alguém pode ser calvinista e ao mesmo tempo rejeitar um dos pontos? Alguns calvinistas pensam que sim.

[1] Steve Lally, “Overcoming the #1 Prostate Problem,” Prevention, janeiro de 1992, p. 126.

[2] Coppes, p. xi.

[3] Steele e Thomas, p. 9.

[4] Coppes, p. 55.

[5] Phelps, p. 26.

[6] Ibid., p. 21.

[7] Ibid., p. 26.

[8] Charles H. Spurgeon, “The Sum and Substance of All Theology,” em Charles H. Spurgeon, Election (Pasadena: Pilgrim Publications, 1978), p. 579.

Extraído e adaptado do livro O OUTRO LADO DO CALVINISMO de Laurence Vance.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

19 Comentários

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O REV EXPLANA O CALVINISMO.
    http://www.youtube.com/watch?v=RSRJV7g-aM4
    VEJA NO TEMPO EM 52:16 minutos ELE CHAMA DEUS “DO ARMINISMO” DE “DEUS-BANANA” PORQUE ELE NÃO SERIA “SOBERANO”. 
    POR AMAR E QUERER SALVAR TODOS OS HOMENS (JO.3:16) ELE CHAMA DEUS DE BANANA. SÃO CRISTÃO OS CALVI?

    1. Ouvir algo fora do seu contexto não esclarece o que a pessoa diz ou pensa, pelo contrário obscurece. Quer que as pessoas tenham uma real ideia do que ele diz incentive para que ouçam e vejam todo o vídeo!

  2. A PARTIR DO MOMENTO QUE O VERBO SE FEZ CARNE, ELE DEIXOU DE LADO A GLÓRIA E SOBERANIA E VEIO AQUI SE HUMILHAR. TAMBÉM O ESPIRITO SANTO FICOU NA TERRA, SOMENTE O PAI FICOU NO CÉU PARA SUSTER TODAS AS COUSAS. ACHA QUE ELE FARIA ACEPÇÃO DE PESSOAS, ?

  3. ACHA QUE O PAI FARIA ACEPÇÃO DE PESSOAS? AMANDO UNS E DESPREZANDO OUTROS ? NÃO ! JOÃO 3:16 É CLARO. ! 
    SOMENTE UM BANDO DE VELHOS MACONHEIROS PODERIAM PENSAR NUMA COUSA DESSA, FRACASSADOS TEOLOGICOS.

  4. O PAI CELESTIAL NÃO FAZ CONTA DE GLÓRIA E SOBERANIA, A ÚNICA COUSA DO INTERESSE DELE “É VOCÊ”, E A SUA SALVAÇÃO E SEU BEM ESTAR ETERNO. SE VOCÊ ACEITAR JESUS, VOCÊ É UM ELEITO E SALVO, E O ESPIRITO SANTO TE AMA. NÃO FARÁ ACEPÇÃO, TE TRATARÁ COM AMOR E CARINHO. 

  5. SE O PAI CELESTIAL ESTIVESSE PREOCUPADO COM GLÓRIA E SOBERANIA, ELE NÃO TERIA ENVIADO JESUS, MAS UM EXERCITO DE ANJO PARA CASTIGAR OS REBELDES.
    ELE NÃO FAZ MISTÉRIO, SENÃO NÃO TERIA REVELADO O MAIOR SEGREDO SELADO QUE É O APOCALIPSE. VOCÊ ACEITA JESUS, PRONTO É UM ELEITO E SALVO. 

  6. QUAL O INTERESSE DO PAI CELESTIAL? É JESUS? NÃO É! SENÃO ELE NÃO TERIA UMA MORTE HUMILHANTE COMO TEVE. É O ESPIRITO SANTO? NÃO É, ! SENÃO ELE NÃO SERIA UM ANÔNIMO SEM NOME QUE NÃO FALA DE SI. 
    O ÚNICO INTERESSE DE DEUS É “VOCÊ” ! DEUS PENSA EM VOCE TODO INSTANTE.

  7. Se e verdade que se um dos pontos do calvinismo for falso todo o sistema e falso. Entao EU nao acredito em calvinismo. Simplesmente porque a Luz da Biblia a expiacao nao e limitada. Ha inumeras passagens biblicas que afirmam que Cristo morreu por todos.

  8. Dizem que se um dos 05 pontos da TULIP for falso todo o sistema calvinista rui por terra. Sendo assim, eu não acredito em calvinismo. Simplesmente porque a luz da Bíblia a expiação não é limitada. Inúmeras passagens comprovam que Cristo morreu por todos. Mas …

    1. a predestinação existe a luz de efésios. Mas o determinismo fatalista é antibíblico, contraria o caráter santo de Deus e a escritura. É uma blasfêmia pois acusa a Deus pelo pecado do homem.  

    2. J.David, Sim à luz de Efésios, eu também acredito em predestinação e eleição, mas Deus, sendo onisciente, sabe de todas as coisas, inclusive quem será salvo e quem não será. Mas isso não significa que Ele tenha predestinado sem chance uns para o céu e outros para o inferno”

  9. Para defender o sistema o calvinista alega a soberania divina. Só que a soberania é colocada acima dos outros atributos divinos tais como justiça. misericórdia. Quando na verdade Deus em Cristo nos dá exemplo de como o homem deve ser.

  10. Existem muitos textos bíblicos essa afirmação é muito vaga. Cite os textos e comente-os dentro de seus respectivos contextos, para fortalecer seu argumento.
    Pois o que realmente importa não é o que vc ou eu pensamos sobre a salvação e como ela acontece, mas como a Bíblia nos diz.

  11. FAÇO CURSO DE TEOLOGIA MAS AINDA ESTOU BUSCANDO ENTENDIMENTO SOBRE ESSE ASSUNTO.

    1. se estudar pela teologia “calvinista” eles vão falar pra você que Deus é “soberano” e decide tudo pelo atos soberanos dele, e jamais citarão para voce por exemplo 1 joão 4:8 “Deus é Amor”. pois dizem que este verso é “arminio” e não aceitam como palavra de Deus.

    2. o calvinismo é um entendimento medieval arcaico, foi feito baseado em monarquia absolutista da epoca medieval em que o João calvino via e onde ele tinha grande influencia estatal na cidade de genebra. ele criou um deus absolutista, impessoal e elege uma elite.

    3. já viu um calvinista dizer que não é eleito e nem predestinado a salvação ? eles são os bam bam bam de deus. os queridinhos.

  12. ESSE ASSUNTO É DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO E AS VEZES APARECEM PONTOS CONTROVERSOS.

    1. o calvinismo gosta de falar que há “controvérsia” (chamam de mistério) na Bíblia quando há textos que contradiz o Calvinismo e outros que eles interpretam errado.

      “Escolhe pois a vida” deuteronômio 30:19 já Leu? João 3:16.
      estes versos não são “arminio” e sem controvérsia.

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement