Esqueceu a senha?

Uma criança pode ser ímpia desde o ventre?

por Norman Geisler - sex maio 02, 12:01 am

bebezinho-lindo

SALMO 58.3 – Como uma criança pode ser ímpia desde o ventre?

PROBLEMA: A Bíblia sempre fala da inocência e da isenção de culpa das criancinhas (cf. Dt 1.39), que não sabem “desprezar o mal e escolher o bem” (Is 7.15), e que fazem parte do reino de Deus (Mt 18.3-4; cf. Rm 9.11). Contudo, neste verso, Davi declara: “Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras”. Mas se uma criancinha é moralmente isenta de culpa, então como proferirá mentiras?

SOLUÇÃO: É claro que a referência não pode ser a pecados efetivos, mas somente a pecados potenciais, já que a criancinha ainda não desenvolveu sua consciência moral nem sua responsabilidade. As Escrituras falam claramente: “não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal” (Rm 9:11). O sentido implícito quando se diz que uma pessoa nasce “em iniqüidade” (Sl 51:5) refere-se à sua inclinação ao pecado, não a uma ação pecaminosa que tenha praticado.

Todos os seres humanos são “por natureza filhos da ira” (Ef 2:3), porque todos nascem com a tendência para o pecado, mas não nascem em pecado na realidade. A condenação que recai sobre cada um que vem à raça adâmica é uma culpa judicial, não uma culpa pessoal. Todos estão condenados diante de Deus porque “todos pecaram” em Adão, nosso representante (Rm 5:12). Essa situação pode ser resumida como se segue:

NÃO NASCEMOS EM PECADO

NASCEMOS EM PECADO

Efetivamente

Potencialmente

Por ação

Por inclinação

Na realidade

Por tendência

Pessoalmente

Judicialmente

 Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement