Esqueceu a senha?

Uma visão interior da Cientologia

por Artigo compilado - sáb set 15, 4:40 pm

Uma entrevista por Hank Hanegraaf 

O presidente do CRI (Christian Research Institute) Hank Hanegraaf, recentemente entrevistou Keith e Shawn Scott num programa radiofônico The Bible Answer Man. Keith e Shawn são ex-membros da Igreja da Cientologia. O testemunho deles, entitulado “Escapamos da Cientologia”, foi publicado em 1988 na revista do CRI.

O casal Scott afirma que, segundo a Cientologia, cada ser humano é um thetan, ou seja, um deus que esqueceu seu estado divino. De acordo com a Cientologia, está implantado, na mente humana, os engrams – pensamentos negativos de vidas passadas, que causam comportamento irracional e compulsivo. A Cientologia diz poder limpar (clear) esses engrams, permitindo, assim, que seus adeptos se tornem thetans operacionais, ou seja, deuses terrestres livres de neuroses e doenças. As pessoas nesse estágio estariam em total controle de seu universo físico, isto segundo a Cientologia.

A seguir, a entrevista na íntegra de Hank Hanegraaf.
________________________________________

Hank Hanegraaf: Quando abri recentemente uma edição do jornal Los Angeles Times, vi que se destacava uma bonita propaganda, um folheto profissionalmente feito. Neste havia a pergunta, em letras em negrito: “Há uma resposta para a decadência da Sociedade?”. E a resposta retórica para essa pergunta era: ” Sim, a Cientologia é a solução”.

O folheto afirmava que nunca antes havia sido provado um caminho que realmente pudesse livrar as pessoas das misérias desta vida. Contudo, a Cientologia, segundo o folheto colocado naquele jornal, reivindicava poder atingir este alvo, ou seja, libertar o ser humano de suas misérias, levando-o a desenvolver seu potencial ao máximo.

Vemos que milhões de dólares são gastos pela Cientologia (o folheto é uma prova disto, pois colocá-lo no jornal custa muito). Seus líderes orgulhosamente afirmavam ser a Cientologia a religião que atualmente mais cresce. No momento, a Cientologia já possui milhões de adeptos nos seis continentes. Esta se propõe a resolver os problemas sociais tais como: drogas, divórcio, doenças e desespero. Nomes renomados como John Travolta e Kirstie Al ley testificam que, através da Cientologia, experimentaram paz, alegria e sucesso. Keith e Shawn, estou feliz de tê-los em nosso programa hoje. É muito bom que tenham voltado.

Estamos felizes que há pessoas como vocês, que conhecem o interior da Cientologia, que estão dispostos a nos dizer o que sabem sobre esta religião, a despeito do custo envolvido. Por favor, diga-nos quais são os temas principais ensinados pela Cientologia.

Shawn: Há um contraste entre o Cristianismo e a Cientologia. Na Cientologia, o homem é basicamente bom, no Cristianismo, porém, o homem é pecador e precisa ser arrepender para ser salvo. A Cientologia ensina também que há vidas passadas, ou seja, a pessoa no momento teria se encarnado novamente.

Hank: Você está falando de reencarnação?

Shawn: Sim. A Cientologia não gosta que seus adeptos usem a palavra reencarnação, preferem se referir a isto como vidas passadas. Todavia, é o mesmo conceito.

Hank: Neste caso é possível a pessoa assinar um contrato com a Cientologia por alguns bilhões de anos? (Assumindo aqui que a pessoa permanece se reencarnado).

Shawn: 
Se você quiser ser um membro da elite da Cientologia (sua liderança), então é como que seu compromisso fosse mesmo por bilhões de anos (devido á crença na reencarnação). Como cristãos, cremos que ao homem é dado morrer uma vez somente, vindo depois disto o juízo. Nessa ocasião, enfrentaremos nosso Criador face a face. Os cientólogos crêem também que os seres humanos podem criar seu próprio universo. Crêem que somos responsáveis por toda nossa condição, ou seja, qualquer coisa de mau que acontece conosco. A condição atual do homem, segundo a Cientologia, é resultado do que foi feito em vidas passadas. Isto não deixa de ser um crença no Carma. Nós, os cristãos, pelo contrário, cremos que a salvação é um dom gratuito de Deus, segundo a graça divina.

O ponto mais importante que gostaria de enfatizar é este: “a Cientologia admite que houve um Jesus, mas negam que Ele seja o Salvador ou o Cristo”. Nós, os cristãos, porém, cremos que Jesus era o Cristo e o Salvador. Sendo esse o ponto mais importante de nossa fé cristã.

Hank: Eu imagino que agora temos pessoas pensando: “É possível que alguém possa ser um cristão e, ao mesmo tempo, um cientólogo?”.

Keith: 
Não vejo como alguém poderia amar o Senhor Jesus, sendo um cristão nascido de novo, e, ao mesmo tempo, abraçar os ensinos da Cientologia. Já dissemos que na Cientologia Jesus não é o Cristo e nem o Salvador. Mesmo que aceitem a existência de Jesus, não crêem nele como sendo o Salvador e muito menos como o Cristo enviado do Senhor. Como, então, ser um cientólogo e um cristão? A Cientologia ensina também que parte da Bíblia que ensina que Jesus é o Cristo e o Salvador é uma mentira. Assim, os cientólogos não abraçam a Bíblia como a inerrante Palavra de Deus.

Hank: 
Nesse caso, falamos de dois sistemas de crenças (Cristianismo e Cientologia) que mutuamente se excluem.

Shawn: 
Certamente que sim. É triste, mas muitas pessoas entram na Cientologia pela primeira vez e são informadas que podem ser cientólogas e, ao mesmo tempo, cristãs, budistas ou membros de qualquer outra religião. Os adeptos da Cientologia afirmam que estas religiões são compatíveis com os seus ensinos. A princípio, parece que há certa compatibilidade. Quando, por fim, a pessoa está realmente envolvida, percebe, então, que a Cientologia não é compatível com a religião que professa, mas aí é tarde demais, pois já foi fisgada.

Hank: Somos informados de que a Cientolgia faz um excelente trabalho para a humanidade, como, por exemplo, lutar contra as drogas, defender os direitos humanos, restaurar famílias desintegradas, ajudar crianças carentes, além de apoiar as pessoas e procurar solucionar outros problemas sociais que as envolvem. Contudo, vocês se opõem a uma religião engajada em resolver tantos problemas sociais.


Shawn: 
Sabemos que há algum beneficio nos ensinos da Cientologia, ou seja, nem tudo que afirmam é errado. Alguém, porém, tem de se perguntar: “será que há alguma intenção escondida, não facilmente revelada pela Cientologia?”. Infelizmente, podemos dizer que sim.

Keith: 
Isso é certo. Sempre enfatizam suas ações sociais como um programa de combate às drogas, através do qual ajudam as pessoas a se libertar do vício. Claro que sabemos que as drogas são um grande problema nos Estados Unidos. Contudo, ao longo de seu programa de libertação, os cientólogos vão, aos poucos, incutindo na pessoa as idéias dessa seita, como, por exemplo, a crença em vidas passadas (reencarnação). E, ao ensinarem que a pessoa é o seu próprio Deus, promovem o conceito de que a Bíblia não é confiável.

Hank: Conforme olho para vocês, percebo que são pessoas bem articuladas e que possuem toda sorte de habilidades. Como pessoas como vocês se envolvem com a Cientologia?

Shawn: 
Toda pessoa tem uma área de necessidade, aquela onde a situação interior não foi tratada. Ou um problema que incomoda ou perturba. Ou, então, posui simplesmente uma carência. Daí, a Cientologia diz: “Você tem um problema com depressão? Podemos ajudá-lo”. A maior parte das pessoas, jovens ou adultas, que vimos se integrando à Cientologia possuía algum tipo de trauma, como, por exemplo, separação dos pais pelo divórcio; ou algum outro tipo de situação bem terrível que os deixavam vulneráveis. Quando você está vulnerável assim, então, você quer que alguém se apresente e lhe dê uma resposta fácil ao problema.

Keith: 
E eles nos dizem que a Cientologia pode solucionar qualquer problema. Com esse argumento, procuram recrutar cada vez mais novos adeptos.

Hank: 
Um dos alvos da Cientologia é levar a pessoa a chegar ao estado de limpo (clear), ou seja, a se livrar dos “engrams” (pensamentos negativos de vidas passadas que causam compulsões e comportamento irracional). Até certo momento, tornar-se limpo era o alvo máximo da Cientologia, mas parece que agora desenvolveram novos estágios, ou níveis para a pessoa galgar.

Keith: 
Tornar-se limpo era o alvo final do desenvolvimento proposto pela Cientologia, mas conforme mais e mais pessoas atingiam esse estágio, precisavam, então, de algo mais. Agora entendo que a pessoa tem mais dezesseis níveis para desenvolver-se após atingir o estágio chamado de “limpo”.

Pessoas como você e eu, caso queiram pertencer à Cientologia, têm de trabalhar para a essa seita em troca de seus cursos. Mas, o que aconteceu comigo foi que assinei um contrato por muitos anos e, de repente, chegaram para mim e disseram: “Seu trabalho não é mais necessário, pois não é o que pensávamos ser”. Enviaram-me para um campo de trabalho escravo por dois anos, onde não podia ver minha esposa, ler os jornais e ouvir rádio.

Hank: 
Certamente está brincando. Você não pode estar falando de trabalho escravo em pleno Estados Unidos, ou está?

Keith: Era trabalho escravo sim. Todos nós usávamos uniformes azuis, e isso está acontecendo agora, neste momento, em Los Angeles, nas dependências da Cientologia. As pessoas são colocadas no que eles chamam de “Projeto de Reabilitação” (Rehabilitation Project Force), e isso nada mais é do que trabalho escravo.

Shawn: É triste dizer, mas isso faz parte da política da organização. Você pode discordar e ficar quieto que não terá nenhum problema, mas se alguém na sua família pertencer a essa seita e você não, e você fizer algum tipo de crítica ao seu comportamento, aí, sim, você enfrentará problemas. O que acontecerá? A Cientologia, neste caso, irá aconselhar o membro de sua família a se desligar de você, e isso é o mesmo que divórcio, se for o caso de marido e mulher. Pois, se um dos cônjuges é cientólogo e o outro não (sendo que aquele que não é se opõe ao envolvimento do outro na Cientologia) a seita fará de tudo para separá-los. É trágico ver tantas famílias que se separaram por causa dessa política da Cientologia.

Hank: 
Diga-nos algo sobre o ministério de vocês.

Keith: Nosso ministério é chamado de Cult Awareness Ministries, cujo alvo é atingir famílias e pessoas que se envolveram com a Cientologia. Isso já seria digno como trabalho de toda uma vida. Até o momento já recebemos inúmeras cartas e telefonemas.

Os interessados podem escrever para o seguinte endereço: Cult Awareness Ministries

P.O. Box. 1671 – Monrovia, CA 91017 – USA


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement