Esqueceu a senha?

VEJAM SÓ: Desafio virulento do CACP?

por Pr. João Flávio Martinez - qui out 19, 2:17 am

Bem, a algum tempo atrás, mais precisamente no dia 13 de setembro (clique aqui e veja o post do email), enviamos algumas perguntas ao Vejam Só, devido ao fato da exacerbada presença semanal de Adventistas do Sétimo Dia no programa. Queríamos entender o que estava acontecendo. Pra você compreender melhor, segue abaixo as perguntas feitas aos diretores do Programa:

Aqui é da equipe do CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas (www.cacp.org.br) – estamos escrevendo um artigo sobre a influência da seita adventista no meio evangélico. Como fomos informados que eles frequentam o vosso programa (como sendo evangélicos), queríamos saber algumas informações:

1)    – Sendo a RIT uma emissora evangélica, por que utilizar teólogos sectários, como os adventistas?

2)    – O missionário RR Soares foi um dos primeiros teólogos brasileiros a classificar os adventistas como um movimento herético (Confira no livro Os Falsos Profetas, Graça Editorial). A atitude do programa VEJAM SÓ vai contra o que o Missionário ensinou e escreveu no passado ou o missionário mudou de paradigma?

3)    – Os adventistas tem um livreto chamado ESTUDANDO JUNTOS, nele os evangélicos são colocados como perdidos pecadores e que precisam ser evangelizados. Vocês sabem sobre isso? Se sim, como comungar com quem pensa desse jeito?

4)    A emissora teria algum vínculo comercial com as empresas dos adventistas? Seria por isso que eles estão sendo prestigiados com convites no programa?

5)    Deixem suas considerações finais.

Gratos;

Equipe CACP

17 30144875

Ps… O artigo será editado daqui a dois dias. 

Apesar de avisarmos que em dois dias faríamos uma matéria denunciando o fato, acabamos não escrevendo nada até agora. E por que agora? Sim, por incrível que pareça, nesta terça (17/10), na apresentação do programa, o CACP foi citado pelo próprio Pr. Éber Cocareli, dizendo que nós estávamos fazendo um desafio virulento ao programa – confira no vídeo aqui citado na linha do tempo 19.00: https://youtu.be/GD2ZdtgR3X4 e no final do programa, o adventista Ezequiel Gomes, de maneira jocosa, argumenta que o CACP faz uma “apologética baixa” (1:07) por citarmos literalmente o texto de EG White que diz: “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.” (Clique aqui e leia a nossa argumentação).

Fiquei surpreso, ao ser informado pelas redes sociais e pelos meus contatos em Zaps Apologéticos, sobre o fato. Centenas de pessoas acabaram se manifestando em prol do CACP nas mídias sócias dizendo que o CACP não deveria ser citado sem ter alguém do instituto presente para se defender, ou seja, a atitude dos referidos pastores foi deselegante, pra dizer o mínimo. Tentamos, no dia de hoje, falar no escritório do Programa em São Paulo, mas os responsáveis não se encontravam. Solicitei que eles me retornassem, mas novamente O SILÊNCIO.

Mas qual o problema do Vejam Só levar sectário no programa?

Bem, apesar de achar que a maioria dos debates contra os adventistas foram vencidos pelos teólogos evangélicos, no frigir de tudo, perdemos, pois eles vieram até a arena evangélica para o debate. O que quero dizer com isso? É que em nossa arena, ainda que todos os debatedores adventistas tenham perdido o debate, que seja 70% por 30% – eles venceram! Afinal de contas, eles conseguiram atingir 30% de evangélicos. Por isso, que os adventistas não levam os teólogos protestantes na arena deles, pois lá, por pior que seja um articulista protestante, eles perderiam, pois a maioria dos telespectadores da TV Novo Tempo são adventistas.  O que estou dizendo é que ao levar adventistas num programa evangélico, classifica-los como irmãos e dar a eles oportunidade para falarem, têm sido um desserviço pra Igreja de Jesus no Brasil! O Vejam Só, agindo assim, acaba se tornando em uma cilada para o telespectador mais ingênuo.

Porque o CACP afirma que os adventistas não são irmãos

Além das doutrinas distintivas do movimento, como: Juízo Investigativo, aniquilacionismo da alma, salvação pelas obras da lei – a guarda sabática e etc… Possuem uma profetisa chamada EG White – O Espírito de Profecia – que defendeu e disse as mais variadas heresias (clique aqui e leia)… Ensinam também, em um livreto editado pela organização, chamado “Estudando Juntos”, que todos os evangélicos protestantes são sectários como católicos, espiritas, budistas, muçulmanos e etc… Ou seja, quando um adventista te chama de irmão, ele conjectura falsamente, pois está apenas querendo te engodar em uma semântica enganosa. Pra eles todos os protestantes são apenas filhos da Grande Babilônia e perdidos pecadores.

Senão, veja:

TÍTULOS EM MANCHETES

“BATIZADO EX-PENTECOSTAL” 

“Joel Ferreira da Silva, que durante dez anos foi pastor da Igreja O Brasil para Cristo.” (Revista Adventista – Agosto de 1996) 

EX-PENTECOSTAIS SÃO BATIZADOS 

“Como resultado de um trabalho sistemático, realizado.., onze pessoas da Igreja Assembléia de Deus em Várzea Grande foram batizadas…” (ibdem) 

Na “Revista Adventista” de Abril/2001 na pág. 24, sob o título, “Voz da Profecia batiza novos conversos no Acre”, relata a história de um pastor batista que apesar de já ser convertido a Cristo encontrou “nova luz através dos cultos adventistas” e foi rebatizado.

Outra reportagem diz: “Uma igreja batista, com pastor e membros, está estudando a Bíblia, de acordo com a mensagem adventista, e já dedica o dia de sábado exclusivamente à comunhão com Deus. Como resultado desse reavivamento, a previsão é de que cerca de 100 pessoas sejam batizadas até o fim do ano”. (Revista Adventista – Maio/2001, pág. 32 – grifo nosso)

Conclusão:

Não queremos mal ou temos nada contra o programa Vejam Só. Entretanto, entendemos que essa abertura e comunhão com os adventistas precisa ser revista. Caso contrário, o povo de Deus deve ser devidamente alertado sobre a problemática que tal atitude pode trazer ao meio evangélico.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Conselho ao programa “vejam só ” :
    Tito 3:10 ” AO homem herege , depois de uma e outra admoestação , evita-o.” Almeida fiel

    1. Em Tt 3:10, também se aplica 1 Ts 5:21. Sem dúvida, deve-se rejeitar (Tt 3:10) o errante, enquanto permanecer no erro, o que não significa desistir totalmente dele. Pode ser que um dia seja convertido pelo Espírito Santo. No debate, trata-se de um embate. Lembremo-nos do temível Saulo!

  2. Eu gosto de assistir o programa “VEJAM SÓ” … mas de fato neste detalhe eles falham em dar a palavra para sectário, outro exemplo, o programa já fez entrevista individual com o youtuber “irmão rubens”, que é um cara ignorante e sem formação, e de ideologia duvidosa.

  3. Excelente artigo Pastor João Flávio como sempre o senhor é preciso e cirúrgico nas palavras.

  4. Discordo da CACP. Trata-se de um programa de debate. E certos debates envolvem o confronto entre doutrinas ortodoxas e as não ortodoxas, inclusive em discordância com a Bíblia.

    1. concordo , porem e fato que debatedores evangelicos tambem deveriam ir a tv novo tempo , mas isso nao acontece , e teologos catolicos tj e afins tambem deveriam ir ao vejam so

  5. Temos, em 1 Ts 5:20-22 (NVI): “Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. AFASTEM-SE DE TODA FORMA DE MAL.” Paulo também se utilizou de estratégia, cf. 1 Co 9:22b: “Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.”

  6. Qual profecia alexandre ?

  7. Verdadeiras ou falsas. Ele diz que se não deve fazer condenação prévia, sem o devido cuidado, porque se poderia incorrer em descrédito de uma verdadeira, como no AT. O Sr., Profeta Pentecostal, pode ter instrução, mas, há os leigos, que a não têm. Ainda, note a ênfase, em “CAIXA ALTA”.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement